Uma massagem relaxante realizada com movimentos leves é uma excelente alternativa no tratamento das dores musculares. Geralmente causadas ​​por estresse, problemas de postura ou movimentos repetitivos, estes hábitos são prejudiciais, causando várias doenças. Assim, é uma ferramenta que promove o bem-estar ao aliviar o desconforto nas regiões mais afetadas.

Massagem relaxante: afinal, o que é?
Uma massagem relaxante é uma técnica baseada na combinação de movimentos firmes e fluidos do corpo. Esses movimentos, por sua vez, estimulam a produção de hormônios relaxantes como a ocitocina, que melhora o estresse e a sensação de medo, e a serotonina, que normaliza o humor, os batimentos cardíacos e a sensibilidade à dor. Compreenda seus benefícios:

1º – Controle de ansiedade
Quando estamos em situações estressantes, nosso corpo libera o hormônio cortisol, que em excesso leva a problemas como a ansiedade. A massagem aumenta o nível de hormônios que causam bem-estar, melhoram o humor, reduzem o estresse e reduzem os níveis de cortisol. A prática ajuda a equilibrar esses hormônios.

2º – Controle de dor muscular
A massagem de várias maneiras facilita o processo de relaxamento muscular. Quando você amassa os músculos, melhora a circulação e a distribuição do sangue, até porque o calor da fricção dilata os vasos. Os músculos ficam mais bem nutridos e relaxados e a dor diminui.

3º – Anti estress
A massagem relaxa os músculos e ativa o sistema parassimpático, que por sua vez traz bem-estar e relaxamento. A massagem também libera o hormônio ocitocina, que ajuda a combater o estresse. A massagem também funciona bem no tratamento da angústia e ansiedade e aumenta a tolerância à dor, alivia a tensão muscular e a torna mais flexível. Durante a massagem, a pressão geralmente cai e a circulação sanguínea e linfática tem um bom efeito sobre o sistema imunológico do corpo.

4º – Melhora as articulações
Conforme você envelhece, suas articulações se tornam menos flexíveis. Assim, a massagem funciona como uma terapia para melhorar a flexibilidade das articulações e do tecido conjuntivo.

5º – Desintoxicação
A falta de descanso e o estresse no trabalho contribuem para o acúmulo de substâncias nocivas ao organismo. Em seguida, a massagem elimina essas toxinas e melhora a oxigenação do sangue. Por exemplo, a massagem relaxante e o shiatsu funcionam com movimentos suaves e concentrados, evitando que essas toxinas se acumulem no corpo. Eles eliminam certos radicais livres e mantêm o corpo longe de problemas mais sérios, como o câncer.

Conheça tudo sobre o mundo da massoterapia! Venha se qualificar no Instituto de Educação VemSer!

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?