Cavalos merecem tudo de bom, não é mesmo? A responsabilidade de garantir o bem-estar e a qualidade de vida deles é de quem cuida, portanto é preciso estar sempre atento a tudo que oferecemos a eles, cuidando para que todos os detalhes estejam de acordo com o esperado.

Confira 05 fatores que influenciam na qualidade de vida dos cavalos

1º Baia espaçosa

O espaço em que o cavalo passa boa parte de seu tempo deve ser espaçoso, arejado e muito bem cuidado. Uma baia deve ter no mínimo 4 metros quadrados, ter uma porta que permita que o cavalo consiga observar o mundo exterior, além de ser bem ventilada e iluminada. Dessa forma, diminui-se muito o risco do cavalo se sentir enclausurado e estressado.

2º Atenção à personalidade do cavalo

Muita gente acredita que animais só podem ser felizes se viverem livres e soltos. Embora isso possa ser verdade para alguns, para outros não é bem assim. Muitos cavalos gostam de competir e sentem-se felizes com isso, por exemplo. Tudo depende da personalidade do animal. Por isso, é importante sempre prestar atenção nos sinais que ele passa para entender se ele está vivendo uma vida realmente agradável.

3º Interações saudáveis

De acordo com os estudos mais recentes a respeito da qualidade de vida dos cavalos, um fator que pode mostrar se eles estão ou não felizes é a interação que eles mantêm tanto com seres humanos quanto com outros cavalos. Se essas interações são positivas, é muito provável que o cavalo sinta-se bem.

Outro aspecto que mostra que eles estão felizes é o grau de interesse em relação ao ambiente que o cerca. Se eles se mostram curiosos e atentos, esse é outro sinal de que a qualidade de vida deles está em dia. Caso note perda de interesse no animal, tanto nas suas interações quanto em relação ao ambiente, talvez seja hora de investigar o que pode estar acontecendo.

4º Conforto em grupo

Falando em interações, conviver com outros cavalos é parte fundamental do bem-estar destes animais. Eles evoluíram como animais sociais, compartilhando a vida com outros da sua espécie, portanto a companhia de outros cavalos é essencial para mantê-los confortáveis. Portanto, medidas como manter as baias próximas e aumentar o tempo de convivência com outros cavalos são muito positivas para mantê-los satisfeitos.

5º Suplementação

A alimentação adequada é parte muito importante da vida de qualquer animal, mas muitas vezes é preciso ir além. Uma suplementação de qualidade é muito importante para repor nutrientes que faltam no corpo do cavalo, melhorando seu balanço nutricional e, consequentemente, ajudando a manter sua saúde e seu desempenho em dia. Existem diversos suplementos alimentares feitos especialmente para os cavalos de acordo com as mais variadas necessidades.

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?