Nossos amigos merecem todo cuidado, inclusive, na hora do banho! Os cachorros não precisam tomar banho todos os dias, mas precisam seguir uma rotina de limpeza. E, na hora da chuveirada, é preciso tomar alguns cuidados.
Gosto não se discute nem na vida dos bichos. O amor pelo banho, então, nem entra em debate. Enquanto uns se divertem com a chuveirada, outros querem distância do sabão. Porém, não tem como evitar: a higienização feita de forma correta é fundamental para o bem-estar do bichinho, mesmo que, para ele, seja um pesadelo. Mesmo que seja um momento difícil para alguns animais, o banho faz parte do protocolo de saúde dos bichos, com indicações de frequência, modos e produtos a serem utilizados.
O shampoo precisa ser levado em consideração, já que existem diversas marcas à venda e nem sempre elas são as melhores à pelagem do animal. Vale a pena perguntar a um profissional qual é o melhor shampoo indicado para a raça do seu animal, pois a sensibilidade da pele e o pelo mudam bastante
O ideal é que os cães tomem banho a cada 15 ou 30 dias. O animal não precisa de banho diário, inclusive intervalos muito curtos acabam sendo prejudicial, pois existem bactérias que são essenciais para o sistema imunológico e que saem na higienização. Os filhotes só devem tomar banho depois de concluir o ciclo de vacina. Eles são muito frágeis e precisam passar por um protocolo de vacinação, que prevenirá contra doenças, como influenza e pneumonia.
Também precisamos verificar a temperatura da água. Dar banho em um Pet é muito semelhante a um bebê, pois a água precisa estar morna. A dica é sentir no antebraço para ver se a temperatura está agradável. Jamais use água muito quente, pois pode queimar a pele do animal, ou água gelada, que pode gerar hipotermia.
Os pelos também merecem a atenção. Após o banho, os tutores devem garantir que não ficará gotículas de água na pelagem, para evitar problemas de pele. Para isso, o ideal é usar o auxílio de um secador, sobretudo nos mais peludos, tomando o devido cuidado quanto à distância do aparelho da pele, para não causar queimaduras.
Agora que você já alguns cuidados básicos para dar banho no seu Pet, que tal se especializar com quem entende?
Aqui na VemSer temos o curso Auxiliar de Veterinário e Pet Shop com Banho e Tosa*! Matricule-se: Curso de Auxiliar de Veterinário e Pet Shop
*Verificar unidade com disponibilidade de Banho e Tosa.