Não é só você que sofre com o calor nos dias quentes de verão, o seu pet também sente a elevação da temperatura ambiente. Como os animais não apresentam glândulas sudoríparas para liberar o calor, eles precisam da ajuda de outras alternativas para diminuir a temperatura corporal. Os cães, por exemplo, transpiram através da língua, enquanto os gatos transpiram através das almofadinhas dos pés. Para evitar que seus pets sofram consequências com o calor, que tal aprender alguns cuidados essenciais para garantir a saúde destes animais em dias quentes? Confira logo abaixo as nossas dicas!
1. Jamais deixe seu pet dentro do carro
No verão as temperaturas aumentam tanto que em poucos minutos o seu animal pode sofrer uma insolação, nos casos das raças como o bulldog e pug, que têm dificuldades respiratórias, poucos minutos nestas condições podem conduzi-los à morte.
2. Sempre forneça água para o seu cão
Se sair para passear ou correr com o seu cão, você deve ajudá-lo a aumentar a ingestão de água. Durante esta época, devido ao calor e ao esforço físico sob temperaturas elevadas, é mais provável que o animal se desidrate.
3. Hora para passear
Deve sempre proteger seu cão do sol, melhor é sair com ele nas primeiras horas da manhã e ao final da tarde, quando o sol está mais fraco, como antes das 10 horas da manhã ou depois das 16h.
4. Verifique a temperatura do asfalto antes de passear com seu pet
Assim evitará que queime as patas do seu cão no asfalto, podendo provocar queimaduras sérias nos coxins das patas dos cães.
5. Cuidados com parasitas
Micoses, piolhos, sarnas e parasitas de pele são mais comuns no verão. Para evitar que o animal contraia alguma dessas enfermidades, recomenda-se evitar levar o cão a locais muito frequentados por outros animais, aplicar remédios antipulgas e procurar um veterinário se perceber sinais como vômito ou diarreia.