O lápis dermatográfico é, sem dúvidas, um dos itens mais utilizados no designer de sobrancelhas, dá para arriscar dizer que, sem ele, é impossível fazer um trabalho bem feito. Principalmente para quem trabalha diretamente com aplicação de henna ou mesmo técnicas de micropigmentação, a marcação antes do procedimento é essencial.
O que é um lápis dermatográfico?
O lápis dermatográfico é um instrumento para fazer marcações na pele, sendo bastante utilizado para delimitar uma área específica. Em outras palavras, todo procedimento que exige algum tipo de design, sempre precisará ser feito depois de uma pré-marcação. Isso, dentro do universo da beleza, não é opcional, é regra!
Sua composição basicamente é feita com pigmentos e cera, envoltos em madeira ou plástico. Além disso, o lápis dermatográfico, diferente de outros tipos, não precisa ser apontado, o cordão que envolve a camada externa serve para apontar o lápis sem precisar de um apontador. Para isto, basta ir puxando a cordinha até deixar a extremidade pronta para o uso.
O lápis dermatográfico pode ser aplicado em todo tipo de pele devido à composição de sua barra ser formada de porções de pigmentos e cera que não causam nenhum tipo de reação alérgica. Mas isso também gera dúvidas nas pessoas: se o produto é pigmentado, ele não vai atrapalhar o resultado final?
Diferente de outras substâncias, a contida neste tipo de produto adere bem à superfície, porém, sem fixar. Isso quer dizer que o contorno do lápis dermatográfico pode ser apagado facilmente, bastando passar (com leveza) um algodão sobre as linhas. É simples de usar e de retirar!
Formas de uso do lápis dermatográfico
Assim como existem diversas formas de fazer a marcação antes do design, também existem modos de incluir o lápis dermatográfico nesse processo. Lembrando que ele é apenas um facilitador, servindo apenas para a fase de marcação.
- Design com linha: quem está acostumado a utilizar a linha para medição, pode aproveitar o embalo e fazer a marcação da área também. É bem simples, basta passar o lápis dermatográfico em parte da extensão da linha e apoiá-lo sobre a pele, assim tem referência um boa e mantém a marcação alinhada.
- Marcação com paquímetro: já para as pessoas que preferem medir com paquímetro, pode utilizar dele para marcar esses pontos. Assim como fizemos com a linha, basta aplicar o pigmento nas extremidades do instrumento e passar sobre a pele. Pronto, já temos pontos marcados!
- Lápis dermatográfico de base: caso não use nenhum dos métodos anteriores, pode utilizar o próprio lápis como referência para marcar pontos estratégicos e fazer o contorno completo da sobrancelha. É uma verdadeira ferramenta multifuncional!
Por que demarcar a sobrancelha para o design ou aplicação de henna?
Demarcar a sobrancelha antes do design ou aplicação da henna é um passo importante dos procedimentos por 2 motivos:
- Manter o designer;
- Facilitar a epilação, a micropigmentação e aplicação de henna profissional.
Com a marcação, evitamos tirar pêlos em excesso, danificando o recorte das sobrancelhas. Além de, também impedir que na hora da aplicação de henna ou mesmo na micropigmentação exageremos, outra vez, estragando o contorno.
Para resumir, a marcação com lápis dermatográfico garante que o resultado saia como esperado! E não dá para vacilar quando o assunto são as sobrancelhas, pois elas dizem muito sobre nós.
Gostou das dicas? Conheça nossos cursos!