Pode ser que você tenha se tornado tutor de um gato e não saiba a idade dele. O veterinário é o seu melhor parceiro para determinar a idade de um gato, bem como para assegurar ao seu bichano saúde, qualidade de vida e longevidade.
Um exame veterinário completo de todo o corpo do gato geralmente ajuda a determinar sua idade aproximada. Entretanto, os veterinários tendem a olhar para algumas partes do corpo em particular ao tentar estimar a idade do gato, vamos listar alguma delas aqui:
Dentes
Os primeiros dentes de leite de um gato surgem entre 2 e 4 semanas, tornando os dentes uma excelente determinação da idade para filhotes. Os dentes permanentes estão se desenvolvendo acima dos dentes de leite, quando o gatinho tem 3 ou 4 meses de idade eles começam a deslocar os dentes de leite (também chamados de dentes decíduos). Normalmente, todos os dentes adultos estão no lugar por volta dos 6 meses de idade.
Em gatos mais velhos, a quantidade de manchas, ou tártaro também é um indicador da idade. No entanto, se esse bichinho foi cuidado com a prática de higiene bucal, o tártaro pode não ser um bom indicador. Portanto, embora os dentes sejam um bom indicador da idade aproximada de um gato, não é certeiro.
Tamanho
Até os gatos terem cerca de 4 a 6 meses de idade, uma boa regra é que eles ganham meio quilo a cada mês. Então, um filhote de 1kg tem aproximadamente 2 meses, um gatinho de 2 kg tem 4 meses e assim por diante até cerca dos 6 meses de idade.
No entanto, se o gato estiver com a saúde debilitada, o peso não poderá ser um indicador confiável.
Maturidade Sexual
Os gatos machos atingem a maturidade sexual por volta dos 5 meses. Os sinais de puberdade incluem a pulverização territorial e os testículos que ficam mais proeminentes.
As gatas terão seu primeiro cio em algum momento entre os 5 e 12 meses, podendo haver alguma variação se caso estiver com peso acima ou abaixo. Os sinais do cio são bem visíveis, a gatinha irá ficar muito ativa e vocalizando muito mais. Uma gata pode engravidar e dar à luz por volta dos 7 meses e meio de idade.
O que pode impedir a verificação de idade em uma gatinha é se caso ela seja castrada, o que é uma prática muito comum hoje em dia. A esterilização logo quando filhote ajuda não só a prevenir a gravidez precoce (que é mais difícil tanto para as mães quanto para os gatinhos), mas a cirurgia em si é considerada mais fácil para os gatos em idade mais jovem.
Pelagem
O pelo de um filhote é fino e macio, como os pelinhos de um bebê. Porém, à medida que o gato envelhece, sua pelagem fica mais espessa e áspera. Ele também pode mudar de cor, tornando-se mais escuro ou mais claro.
Quando um gato atinge o status de idoso, ele pode até desenvolver manchas de pelos brancos ou grisalhos, assim como os humanos fazem com o envelhecimento. Embora não seja uma garantia de idade, as alterações na pelagem ajuda o veterinário a determinar a idade do bichano.
Além disso, o quão bem um gato se cuida pode ajudar a indicar a idade do gato. Os gatos são criaturas incrivelmente limpas, mas um gato mais velho pode não ser tão cuidadoso quando atinge uma idade avançada.
Olhos
Gatos filhotes ou mais novinhos possuem olhos muito límpidos e brilhantes, sem evidência de lacrimejamento ou secreção. A maior parte dos felinos em idade avançada, porém, podem desenvolver uma aparência turva de seus olhos, incluindo lacrimejamento e/ou secreção. Isso geralmente não acontece até que o gato tenha pelo menos 10 anos de idade.
Vale ressaltar que determinar a idade de um gato sem saber sua história é realmente um jogo de adivinhação. Podem ser analisados os olhos e os dentes do gato, fazer exames de sangue e ver como diferentes órgãos estão funcionando, ouvir o coração e até medir músculos e gordura. Entretanto não há um atributo específico que nos permita dizer com segurança a idade do felino.
Gostou das dicas? Conheça nosso curso de auxiliar veterinário!