Para os barbudos de plantão, manter a barba saudável e bonita não é uma tarefa tão simples assim. Notamos que um dos principais problemas enfrentados pelos barbudos são as dermatites faciais, que normalmente começam com uma irritação de pele, causando coceira, alergias e a temida caspa na barba. Mas afinal, o que são essas caspas?

Normalmente esse problema pode ocorrer por 3 fatores:

Predisposição genética

Acredita-se que as dermatites seborreicas estejam associadas a fatores genéticos. Normalmente, para quem tem essa predisposição, as caspas aparecem ou pioram e muito em fases de grande estresse ou estafa emocional.

Se esse for o seu caso, é importante que você preste atenção nos cuidados que você precisa ter com sua barba. Em certos casos, a pele pode ficar tão irritada e com descamação que a alternativa é tirar a barba até que a pele se recupere por completo.

Pele Seca

Uma pele ressecada costuma descamar com bastante facilidade. Por esse motivo é muito importante hidratar bem a pele da face. O óleo hidratante para barba e alguns sabonetes específicos devem fazer parte do seu dia a dia. Cuidando da sua barba dessa maneira, você conseguirá manter uma pele equilibrada, evitando o ressecamento e descamação da pele.

Desidratação dos pelos

Se você pretende manter uma barba saudável e estilosa, a dica do tópica anterior vale também para os pelos da barba. Por serem mais grossos e secos que os fios capilares, tanto a barba quanto o rosto precisam ser igualmente hidratados. Desta forma, seus pelos além de macios e sedosos, vão ficar também longe das temidas caspas e dermatites.

Como prevenir?
Como falado anteriormente, além de manter sempre a barba hidratada, procure utilizar produtos específicos como shampoo e óleos para barba. Duas vezes por semana, faça uma boa esfoliação na pele. Isso ajuda a remover as células mortas e garante prevenção e remoção dos pelos encravados. Por último e não menos importante, nunca deixe a barba úmida ou molhada! Isso facilita proliferação de bactérias e fungos, podendo assim provocar a dermatite e caspas.

Evitar a utilização de produtos capilares na barba, pois os cosméticos que são desenvolvidos para o cabelo são desenvolvidos para combater a oleosidade capilar, portanto, ao utilizar produtos para cabelo no rosto pode acabar ressecando a pele.
Evite passar a mão na barba frequentemente. Infelizmente as mãos são os maiores meios de transportes de fungos e bactérias.
E por fim, evite compartilhar produtos de higiene e aparelho de barbear com outras pessoas.

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?