O Dia do Médico Veterinário é comemorado anualmente em 9 de setembro. Esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais. Os veterinários cuidam tanto de bichinhos de estimação, como gatos e cães, quanto dos animais selvagens, como leões e onças. Os veterinários também ajudam a diminuir a propagação de doenças transmitidas por animais para os seres humanos. Em outras palavras, além da saúde dos animais, o médico veterinário auxilia na preservação na saúde da população.
Funções prioritárias
Embora seja comum associarmos o papel do médico veterinário às consultas de rotina dos bichinhos de estimação, o escopo de trabalho desse profissional é bem mais amplo. Este profissional pode atuar desde a área de saúde animal até a saúde pública, com enfoque na saúde humana. Tal diversidade de atuação confere ao médico veterinário uma ampla responsabilidade profissional para com toda a sociedade.
Além das clínicas e consultórios para cuidar dos animais domésticos, os veterinários atuam fortemente na vigilância sanitária, na produção e inspeção de insumos alimentícios para animais e em laboratórios de pesquisa científica no ramo.
A Medicina Veterinária relaciona-se, ainda, com as indústrias de alimentos que utilizam animais como matéria-prima, as quais necessitam de um veterinário em seu quadro de funcionários para supervisionar a cadeia produtiva. Nesse ramo, o profissional fica responsável pela higiene e pelo controle de saúde das espécies.
Origem do dia do Veterinário
A data é comemorada neste dia porque foi exatamente nessa data, no ano de 1933, que foi assinado o decreto que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no país.
Os cursos de Medicina Veterinária já existiam desde 1910, no entanto a sua oficialização aconteceu apenas em 9 de setembro de 1933. Por essa razão esta data celebra a ação dos profissionais responsáveis por cuidar da saúde dos animais.
Parabéns à todos os profissionais da medicina veterinária!