O frizz é um dilema que afeta diferentes tipos de estruturas capilares, sejam elas lisas, onduladas ou cacheadas. Ao controlá-lo, você ganha uma madeixa com um aspecto mais bonito e bem cuidado.

Mas, o que é e quais são as causas do frizz? Para identificá-lo, não tem muito segredo, pois, eles são aqueles cabelinhos grossos e arrepiados que ficam no topo da cabeça. Essa aparência ocorre quando a cutícula dos fios está aberta e devido à falta de nutrientes.

Além disso, o frizz pode aparecer por meio de diversos hábitos diários, que vão desde torcer os fios na toalha até o pentear. Vale lembrar que o ressecamento também pode ser um fator que ajuda a impulsionar o aparecimento do frizz.

Hábitos comuns que causam o frizz:

1- Torcer os fios com a toalha;
2- Lavar o cabelo com água quente;
3- Uso da chapinha em excesso;
4- Pentear o cabelo seco;
5- Abusar nos procedimentos químicos,
6- Utilizar o secador da maneira inadequada.

Mas, como posso evitar o aparecimento do frizz?

Confira essas 04 dicas e saiba como cuidar bem do seu cabelo para não ter frizz!

1º Faça hidratação frequentemente.

A falta de água e de óleos presentes na fibra capilar é um dos principais fatores que auxiliam na aparição de frizz nas madeixas. Por isso, uma das melhores formas de repor esses nutrientes é apostar em um cronograma capilar.

Ao fazer esse procedimento, é possível intercalar tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução. Dessa forma, o primeiro ajuda a devolver a água para os fios, o segundo repõe óleos e vitaminas, e o último acrescenta proteínas.

2º Aposte em óleos vegetais.

Quem tem cabelos crespos e cacheados sabe que esses problemas aparecem bastante nessas estruturas. Para resolver isso, apostar em óleos vegetais pode ser uma das melhores formas de como tirar o frizz do cabelo cacheado.

Isso acontece porque esses óleos ajudam a potencializar a hidratação, a nutrição e o fortalecimento das madeixas. Além disso, eles possuem diferentes versões, sendo assim, você pode escolher o que mais te agrada.

3º Evite shampoos com sulfatos.

A maioria dos shampoos possuem sulfatos fortes em suas composições, afinal, eles são um dos ativos que ajudam a proporcionar uma limpeza profunda. No entanto, essas substâncias podem ser prejudiciais aos fios, principalmente, aos ressecados.

Por isso, caso você lave o cabelo com frequência e tenha observado o surgimento do frizz, é melhor evitar o excesso de uso do shampoo. Se você tem fios cacheados ou crespos uma boa opção é apostar no co-wash (técnica para lavar os cabelos com um condicionador específico).

4º Lave os cabelos com água morna ou fria

Outra dica é lavar os cabelos com água morna ou fria. Muito amiga dos fios crespos e cacheados, essa temperatura ajuda a selar as cutículas capilares. Além disso, também pode trazer ainda mais brilho aos fios. Caso a água seja mineral ou filtrada, esse resultado fica melhor ainda, já que o cloro também pode danificar os cabelos.

Saiba tudo sobre o mundo dos cabelos!💇🏻‍♀️
Conheça o curso de cabeleireiro profissional da VemSer!💜