A resposta é… depende! De que? Bons instrumentos e técnicas para fazer uma barba bem feita. Mas vale explicar: navalha e navalhete não são a mesma coisa. A primeira tem uma lâmina fixa que precisa de cuidados a cada uso. A outra usa lâminas removíveis e descartáveis.
De qualquer modo, ambas oferecem a possibilidade de raspar ou desenhar a barba com precisão e eficiência. Só é preciso prática, cuidado e paciência para aprender. Com o tempo, você verá que é possível se barbear bem com esses equipamentos.
Mas, se quiser se aprofundar e entender realmente se a navalha e o navalhete são uma boa opção para você, leia o restante deste artigo do Mano a Mano. Nele, trazemos os prós e contras de cada um deles e algumas dicas para você usá-los com qualidade.
Quais os prós e contras da navalha?
Você provavelmente já viu uma navalha e sabe como ela é. Mas pode ser interessante conhecer um pouco da sua história. Essa lâmina de aço presa a um cabo surgiu na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX. Mas se popularizou entre os barbeiros no século XX.
Apesar de oferecer bastante precisão no corte e desenho da barba, a navalha perdeu um pouco do seu prestígio após o advento da lâmina de barbear, patenteada em 1888, pelos irmão Kampfe, e adaptada por King Camp Gillette em 1903.
Algumas das vantagens da navalha são o barbear rente e duradouro (já que ela retira os pelos da raiz) e bem desenhado. Mas vale destacar, também, seu custo-benefício. Uma vez comprada, se for bem cuidada e armazenada adequadamente, longe de umidade, pode durar anos e anos facilmente.
Por outro lado, além de precisar ser afiada e limpa a cada uso, seu manejo não é simples e pode gerar cortes graves. Por isso, se optar pela navalha, lembre-se: usar a lâmina levemente inclinada e cortar a barba no sentido de crescimento dos fios pode evitar grandes problemas.
Quais os prós e contras do navalhete?
A principal vantagem do navalhete, irmão mais novo da navalha, é o fato das suas lâminas serem descartáveis. Assim, não é necessário afiar o equipamento, nem limpar com frequência.
Em termos de qualidade de corte, a diferença não é tão grande. O equipamento funciona tão bem quanto para raspar a barba inteira ou desenhá-la do jeito que preferir. Basta utilizar técnicas adequadas e lâminas de boa qualidade.
Seu custo também é um pouco menor. É possível encontrar navalhetes de diferentes materiais a preços acessíveis. E as lâminas também costumam ser bem baratas e fáceis de achar. Entretanto, o tempo necessário para comprar e trocar as lâminas com frequência não pode ser ignorado.
Se para você isso não for um empecilho, então pode ser interessante adquirir um navalhete para ter a barba estilosa que tanto deseja. Curtiu? Abaixo trazemos algumas dicas para você mandar bem no barbear com os dois equipamentos.
Dicas para fazer a barba com a navalha (ou navalhete)
Se você chegou até aqui, provavelmente já tem seu veredito se vale ou não a pena fazer a barba com navalha e navalhete. Independentemente da sua resposta, aqui estão algumas dicas para realizar o procedimento com precisão, conforto e segurança:
1. Mantenha a pele sempre hidratada
Tomar bastante água e usar um bom hidratante vai proteger a sua pele e torná-la mais macia, o que deve diminuir o atrito da lâmina e evitar irritações no seu rosto e pescoço.
2. Abra os poros antes de começar o procedimento
Para isso, você pode colocar uma toalha umedecida morna sobre o rosto ou simplesmente tomar um banho quente. Assim, os pelos ficam mais macios, o que facilita o corte e o desenho da barba.
3. Use creme de barbear e corte os fios no sentido de crescimento
Se você quer evitar irritação na pele, pelos encravados e foliculite ao se barbear com navalha, cortar a barba no sentido de crescimento dos fios é uma boa ideia. E se quiser diminuir o atrito com a pele e os ferimentos com a lâmina, o creme de barbear é praticamente obrigatório.
4. Não se esqueça do pós barba
Assim como você precisa abrir os poros do rosto antes de começar a se barbear, é necessário fechá-los logo após o término do processo. Basta lavar o rosto com água fria e pronto: poros fechados. Se quiser, você ainda pode aplicar um pós-barba para manter a pele protegida de impurezas.
E aí, vale a pena ou não se barbear com navalha ou navalhete?
A gente acha que sim, desde que esse método seja confortável e traga os resultados que você espera para o seu visual. Mas caso você não curta essas opções e prefira usar uma lâmina de barbear convencional ou aparelho de barbear elétrico, tudo bem também.