O corpo humano recebe muitos estímulos externos. Esses estímulos podem causar tensões e contribuir para o desenvolvimento de estresse e ansiedade, entre outros problemas. Óleos de massagem, quando aplicados com os movimentos corretos, podem aliviar esses sintomas e contribuir para o bem-estar.

Se a massagem em si já traz benefícios, quem dirá com a aplicação dos óleos? Muitos não sabem, mas os óleos de massagem, quando naturais, contêm propriedades incríveis, que podem ajudar tanto o lado físico quanto o mental.

Confira, a seguir, alguns óleos de massagem mais utilizados no dia a dia.

Lavanda

O óleo de lavanda é muito utilizado na aromaterapia e na aplicação de massagens. Ele tem propriedades que ajudam a relaxar os músculos e aliviar as tensões. Por isso, é uma boa opção para quem precisa tirar o estresse e dores musculares. Além disso, também contribui para o alívio de enxaquecas e ajuda a manter a saúde do sistema nervoso.

Sândalo

O óleo de sândalo é outro muito utilizado na massagem. Assim como o de lavanda, conta com propriedades terapêuticas, que ajudam tanto o lado físico quanto o mental. Ele é ótimo para aqueles dias mais estressantes, pois tem substâncias que proporcionam relaxamento e grande bem-estar. Também tem ação antioxidante, que ajuda a melhorar a circulação e tensão arterial.

Amêndoas

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o óleo de amêndoas. Ele está muito presente na composição de cosméticos convencionais como cremes, shampoos, condicionadores e sabonetes. Mas realmente conhece os benefícios desse óleo?

O óleo de amêndoas é rico em nutrientes. Ele é uma boa escolha para quem tem a pele ressecada, já que as substâncias ajudam a hidratar qualquer região, inclusive as mais secas como pés e cotovelos. Também ajuda a atenuar estrias.

Camomila

A camomila é conhecida por ter propriedades calmantes, é por isso que muitas pessoas consomem a planta em chás para aliviar o estresse e a ansiedade. O óleo também tem seus benefícios. O óleo de camomila é ótimo para aliviar dores musculares, cólicas menstruais, tensão e dores de cabeça. Quando aplicado na pele, ajuda a tratar algumas alergias específicas.

Aloe vera

Também conhecido por suas propriedades nos cabelos, o óleo de aloe vera é um ótimo aliado da pele. As vitaminas e minerais presentes proporcionam ação antioxidante ao óleo, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e desintoxicar o corpo. Ele ainda auxilia a evitar o envelhecimento precoce da pele, hidratar e reduzir o risco de infecções.

Óleo de massagem Ylang Ylang

O óleo de ylang ylang é um dos mais utilizados na aromaterapia. Na massagem, ele é um potente relaxante, o que auxilia no alívio de estresse e ansiedade. Inclusive, pessoas com hipertensão alta podem se beneficiar das suas propriedades. Também ajuda a tratar dor de cabeça e dor muscular.

Coco

Quem disse que o óleo de coco só pode na cozinha? Esse óleo essencial é um bom pedido quando o assunto é relaxamento e alívio de estresse e ansiedade. Ele também trata cansaço mental e ajuda a manter a pele jovem e hidratada. Você pode utilizá-lo, inclusive, em áreas que tendem a um maior ressecamento, como os pés, os joelhos e os cotovelos. Na estética previne o envelhecimento precoce e atenua linhas de expressão.

Esses são alguns dos óleos mais utilizados nas massagens. Porém, é importante alertar que muitos não devem ser aplicados diretamente na pele, eles podem ser combinados com óleos vegetais. Certifique-se também que não possui alergias a algum componente do óleo. Peles sensíveis, muito oleosas ou com problemas dermatológicos devem redobrar a atenção. Não ingerir sem a orientação de um especialista.

Conheça nosso curso de massoterapia e saiba tudo sobre o mundo da massagem!

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?