Gatos são animais que em geral gostam de liberdade. Apreciam quando podem ir e vir, mais do que os cães, por exemplo. Por isso não é de se estranhar que algo que “prende” como uma coleira possa incomodar esses bichinhos.

Mesmo assim, muitos tutores optam por colocar esse acessório em seus gatos! Vamos ver os principais motivos:

Identificação: Uma coleira com identificação do seu gato pode ser muito importante, especialmente se ele tem acesso a rua. Pode ser crucial caso seu gato se perca.

Antipulgas: As coleiras com antipulgas estão sendo cada vez mais usadas. Um dos principais benefícios é a longa duração desse método.

Estética: Muitos tutores optam pelo uso da coleira por uma simples questão estética!

Passeios: São poucos os tutores que levam seus gatos para passear, mas para quem leva ou gostaria de levar, o uso da coleira é essencial.

Independentemente do motivo, se você coloca coleira em seu gato, tome cuidado para não apertar muito o pescoço dele! O ideal é que sobre 2 dedos entre a coleira e o pescocinho dele.

Hoje é muito comum você encontrar coleiras para gatos, mas é incomum você achar o modelo mais seguro para seu pet. Escuta-se muito relato na internet sobre acidentes muitas vezes fatais que ocorrem com as coleiras tradicionais (parecidas com a dos cachorros), pelo fato delas não serem elásticas e, o gato ao se enfiar em algum canto, não consegue sair, ou muitas vezes no desespero consegue se livrar da coleira no pescoço, mas muitas vezes ela fica preso na boca evitando que ele consiga respirar, SIM É UM DESESPERO.

E o guizo?

O famoso sininho que vemos pendurado nas coleiras dos gatos nos desenhos é bastante popular, mas é necessário?

Basicamente ele têm 2 utilidades: para a fácil localização do seu gato e para evitar que ele cace animais (o guizo serve nesse caso como uma forma de alerta para a presa).

Recomendamos que você apenas use o guizo se for realmente necessário (por exemplo: quando o tutor possui algum tipo de deficiência visual, o guizo passa a ser necessário para a localização do gato), pois o constante barulho desse acessório pode prejudicar a saúde do seu gato, tendo em vista que a audição deles é muito mais sensível que a nossa.

Conheça nosso curso de auxiliar de veterinário e saiba tudo sobre o mundo animal!🐶
#vemsercursos

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?