Passear com cachorro é mais que um momento de lazer ou um horário destinado para o animal fazer as necessidades fisiológicas, é um ato de cuidado e amor. Ter um animal requer muita responsabilidade e algumas horas dedicadas para proporcionar mais qualidade de vida a ele.

Veja os 05 motivos que separamos para você passear com seu cachorro!

1º-  Gasta a energia do seu peludo
Cachorro com energia acumulada é um prato cheio para destruição, principalmente se estamos falando de um filhote com ânsia para conhecer o mundo com seus dentinhos. Se o cão passa algumas horas sozinho em casa, então, as chances de aprontar aumentam mais ainda. Passear com cachorro é um aliado para evitar que ele fique entediado ou até muito agitado.

2º-  Deixa o cachorro menos ansioso e estressado
Se engana quem pensa que os caninos não podem ter problemas psicológicos. Um dos fatores que mais causa ansiedade e estresse no cachorro é justamente a falta de atividades físicas. Cães precisam de estímulos diários e o passeio é uma forma de deixá-los mais tranquilos e felizes.

3º-  Socialização com humanos e outros animais
A socialização é um processo que determinará muitos comportamentos do seu cachorro. Geralmente, começa ainda na fase de filhote, quando o cãozinho é apresentado a outros animais, pessoas, barulhos e movimentos. Isso precisa continuar quando o cachorro é adulto: é uma garantia de relações saudáveis com tudo que esteja ao seu redor e evita o desenvolvimento de comportamentos agressivos, medos e traumas.

4º-  Queima calorias e previne a obesidade canina
O cachorro obeso pode até ser associado a fofura, mas saiba que uns quilinhos a mais não é nada saudável para o seu amigo. A obesidade canina geralmente vem acompanhada de dores nas articulações, aumento da pressão cardíaca e frequência respiratória, acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos e outros problemas que podem comprometer o bem-estar do animal. Além de oferecer uma alimentação balanceada e adequada, passear com cachorro todos os dias é uma forma de queimar calorias e manter o bichinho no peso ideal.

5º-  Cria vínculos com o tutor
O passeio é um momento muito especial para um tutor e seu cãozinho. Uma chance de estreitar vínculos e, até mesmo, criar uma relação de mais obediência, confiança e controle.

Mas lembre-se de estar com a vacinação do seu cãozinho em dia, ou esses passeios devem ser adiados prezando a saúde do animal.

Em nosso Curso de  Auxiliar de Veterinário, você conhecerá essas e outras dicas.

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?