Cada pet é único, é importante levar em consideração as suas características na hora de decidir de quanto em quanto tempo seu cachorro precisa tomar banho.

Alguns veterinários recomendam que os cães de pelos longos tomem banho a cada 15 dias, já os de pelo curto, a cada 10 dias está de bom tamanho. No entanto, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de decidir.

Um deles é se o animal costuma dormir em casa e compartilhar a cama e os travesseiros com o tutor, neste caso, é fundamental que o animal receba mais atenção em relação aos banhos, afinal, ele precisa estar sempre limpinho.

Cachorros com pelo comprido precisam ter uma atenção maior em relação ao banho já que a pelagem demora para secar, lembrando que pelo úmido pode favorecer a proliferação de fungos e doenças dermatológicas. Uma frequência quinzenal é o bastante para raças como Lhasa Apso, Shih Tzu, Poodle e Yorkshire Terrier.

A tosa em cachorros com pelo longo também é necessária e deve ser avaliada de acordo com o crescimento dos pelos, lembrando que escovar com uma rasqueadeira ajuda a eliminar os pelos soltos, mas não diminui seu comprimento.

Existem raças com dupla pelagem que necessitam de cuidados especiais com a tosa, vale ficar atento no caso do Spitz Alemão, Chow Chow e Golden Retriever, além disso, esses cães também precisam realizar a tosa higiênica.

Cães com pelo curto não possuem tantas especificações, porém lavar em excesso pode fazer mal para o pet. Há uma camada de proteção na pele composta por óleos naturais, que pode acabar danificada com banhos frequentes.

Por fim, é fato que os nossos pets são companhias insubstituíveis e quanto mais tempo passarem ao nosso lado, melhor! Aproveitem passeios, parques e vivam todas as aventuras possíveis, mas sem se esquecer da higiene para garantir o bem-estar do seu amigo de quatro patas.

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?