Muitas trancistas/trançadeiras se sentem desafiadas quando aparece um cabelo super curto para trançar. Claro que isso exige habilidade extra, mas será que é saudável para os cabelos e couro cabeludo ter um cabelo super curto trançado? Qual o tamanho adequado dos cabelos para fazer tranças?
Quanto mais curto o cabelo maior será a tração para que a trança possa ser feita. Exercer uma tração extrema nesse caso é inevitável , especialmente em texturas mais lisas. Isso não se trata da habilidade da profissional, mas do que é de fato possível em cabelos muito curtos.
Sabemos o quanto a tração extrema pode ser prejudicial para os cabelos e couro cabeludo. Ela pode desencadear uma inflamação nos folículos pilosos, dando inicio a uma série de problemas que vão de coceira e dor a alopecia. Além disso, em cabelos mais delicados como os crespos e crespíssimos a chance de quebra é maior. O peso do material e o tipo de trança também vai interferir nas consequências sofridas por esse couro cabeludo e por esses cabelos.
Por isso, o profissional deve prezar primeiramente pela saúde da sua cliente. Explicar para ela que o tamanho ideal para os cabelos serem trançados é aquele que será necessário exercer a menor tração. Orienta-la a aguardar que o cabelo cresça e que ela cuide dele nesse período para prepara-lo para ser trançado. A trancista pode oferecer esse serviço no seu espaço, agregando ainda mais valor ao seu trabalho.
Você pode oferecer hidratações e tratamentos para estimular o couro cabeludo na produção dos novos fios, além de produtos para que ela cuide corretamente dos cabelos em casa.
Então, quer saber mais sobre tranças? Conheça nosso cursos!