Muitas trancistas/trançadeiras se sentem desafiadas quando aparece um cabelo super curto para trançar. Claro que isso exige habilidade extra, mas será que é saudável para os cabelos e couro cabeludo ter um cabelo super curto trançado? Qual o tamanho adequado dos cabelos para fazer tranças?

Quanto mais curto o cabelo maior será a tração para que a trança possa ser feita. Exercer uma tração extrema nesse caso é inevitável , especialmente em texturas mais lisas. Isso não se trata da habilidade da profissional, mas do que é de fato possível em cabelos muito curtos.

Sabemos o quanto a tração extrema pode ser prejudicial para os cabelos e couro cabeludo. Ela pode desencadear uma inflamação nos folículos pilosos, dando inicio a uma série de problemas que vão de coceira e dor a alopecia. Além disso, em cabelos mais delicados como os crespos e crespíssimos a chance de quebra é maior. O peso do material e o tipo de trança também vai interferir nas consequências sofridas por esse couro cabeludo e por esses cabelos.

Por isso, o profissional deve prezar primeiramente pela saúde da sua cliente. Explicar para ela que o tamanho ideal para os cabelos serem trançados é aquele que será necessário exercer a menor tração. Orienta-la a aguardar que o cabelo cresça e que ela cuide dele nesse período para prepara-lo para ser trançado. A trancista pode oferecer esse serviço no seu espaço, agregando ainda mais valor ao seu trabalho.

Você pode oferecer hidratações e tratamentos para estimular o couro cabeludo na produção dos novos fios, além de produtos para que ela cuide corretamente dos cabelos em casa.

Então, quer saber mais sobre tranças? Conheça nosso cursos!

Abrir no Whatsapp
Precisa de ajuda?